Coronavírus Maranhão

Coronavírus Maranhão Governo do Estado do Maranhão

Dúvidas Frequentes

1. Novo coronavírus (Covid-19): o que é e como surgiu?

O novo agente Covid-19, denominado SARS-CoV-2, faz parte de uma família de vírus chamada de coronavírus, conhecida desde a década de 1960. Eles recebem este nome porque quando vistos no microscópio eletrônico têm um aspecto de coroa. Alguns destes vírus infectam seres humanos e outros, somente animais e podem causar desde um resfriado comum até quadros graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.

O novo coronavírus (Covid-19) começou a provocar doença humana a partir de dezembro/2019, na cidade Wuhan, na China. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

2. O que faço para não pegar Covid-19?

Como a transmissão do novo coronavírus se dá a partir de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem recomendado o isolamento social como alternativa eficaz para evitar o contagio nesse momento de pandemia. É importante evitar contato com pessoas com suspeitas de Covid-19 e aglomerações e estar atento às medidas de prevenção.

3. Quais as formas de prevenção contra o novo vírus?

A principal orientação é ficar em casa. Mas outros cuidados devem ser adotados. Use máscara em locais públicos e com movimento, lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use um produto à base de álcool; ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou use lenço descartável – descarte imediatamente em uma lixeira e limpe as mãos com produto à base de álcool ou lave com sabão e água; mantenha-se longe de aglomerações; e evite tocar nos olhos, nariz e boca.

4. Tenho sintomas, o que fazer?

Os principais sintomas do novo coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirara, ofato e paladar comprotetidos, além de dores musculares e outros sintomas gripais. Ao perceberem sintomas leves, importante permancer em isolamento por 14 dias ou enquanto durarem os sintomas. Em caso de agravamento, procure as unidade de saúde de referência, para atendimento e orientação. 

5. O que é considerado um caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus?

É considerado caso suspeito pessoa com febre, sintoma respiratório, paladar e ofato comprometido, ou ainda com histórico de contato próximo com pessoas com vírus ou caso suspeito nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

6. Tenho uma viagem internacional agendada, o que devo fazer?

Em razão do perigo de contágio, as viagens para áreas de risco, que não sejam emergenciais, devem ser evitadas. Importante observar se os voos não foram cancelados, já que muitos países fecharam suas fronteiras e companhias aéreas reduziram frota. 

7. Tenho uma viagem agendada para áreas no Brasil, o que devo fazer?

Não há restrição de viagens para áreas no país. No Maranhão, está vedado o trânsito interestadual de ônibus ou similares, com exceção de regiões integradas ou metropolitanas. O viajante deve tomar alguns cuidados, como evitar contato com pessoas com sintomas respiratórios, usar máscara, higienizar as mãos frequentemente, evitar aglomerações.

8. O que fazer se tive contato com pessoa diagnosticada com Covid-19?

As pessoas que tiveram contato próximo com doente, devem permanecer em isolamento por 14 dias. E em caso de sintomas, deve procurar serviço de saúde para avaliação e diagnóstico.

9. Como é feito o diagnóstico?

Por meio de um exame específico para detectar material genético do vírus em secreção do nariz e/ou garganta do paciente, colhida por um cotonete ou por aspiração.

Ou ainda pelo teste rápido, com uma pequena amostra de sangue, que detecta a presença de anticorpos, mas somente após sete dias do início dos sintomas. 

10. Devo usar máscara para prevenir o novo coronavírus?

Sim. As máscaras faciais desempenham um papel muito importante para protenção das pessoas, inclusive as artesanais, feitas de pano. Decretro Estadual estabelece o uso de máscaras em locais públicos. 

11. Posso pegar Covid-19 através da comida?

Atualmente, não há evidências de que você possa pegar o novo coronavírus nos alimentos. Mas é sempre uma boa ideia lavar as mãos com água e sabão ou usar gel desinfetante para as mãos antes de preparar ou comer alimentos.

12. O novo coronavírus afeta apenas as pessoas idosas ou as pessoas mais jovens também podem pegar a doença?

Pessoas de todas as idades podem contrair Covid-19. As pessoas idosas e as pessoas com condições médicas pré-existentes (como asma, diabetes, doenças cardíacas) têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes com o vírus. Pessoas de todas as idades devem seguir medidas simples de prevenção para impedir a propagação do vírus.

13. Posso contrair Covid-19 pelo compartilhamento de objetos?

Sim! Maçanetas, talheres, copos, teclados de computador, celulares, corrimões e barras internas do transporte público podem estar infectados. Por isso, é importante cuidar da higienização das mãos após o uso destes objetos.

14. Existe algum produto de limpeza que elimine o novo coronavírus?

Sim. Em superfícieis, utilize álcool 70%, água sanitária ou água e sabão para evitar contaminação.

15. Vitamina C, Vitamina D ou chá de erva doce protegem contra o vírus?

Não! Até o momento não há comprovação científica da existencia de algum medicamento especifico para a prevenção da doença.

16. Por que tem pessoas com Covid-19 que ficam em isolamento domiciliar e não no hospital?

Segundo o Ministério da Saúde, em casos leves, onde não há incapacidade cardiorrespiratória, neoplasias ou idade avançada, é possível a adoção de medidas restritivas individuais de isolamento e quarentena domiciliar, mantendo distância dos demais contatos próximos. Isto inclui evitar o compartilhamento de utensílios domésticos e pessoais até que seja descartada ou confirmada a suspeita.

17. Em que quadro é preciso ser internado em hospital com isolamento?

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 que apresentam piora do quadro de gripe devem ser internados em áreas de isolamento em unidade hospitalar pública ou privada. Normalmente, estas pessoas apresentam dificuldade respiratória, pontas dos dedos azuladas, entre outros sintomas. Além destes, grupos mais vulneráveis a complicações cardíacas ou respiratórias, isto é, idosos, pessoas com doença crônica, entre outros – em que o quadro pode se agravar com o novo coronavírus – devem ser internados em hospital com isolamento.